Projeto

Equipe multidisciplinar da UCPel promove atendimento especializado ao idoso

O Ambulatório Multiprofissional da Saúde do Idoso atende pacientes vindos das UBS, Secretaria Municipal da Saúde e Cetres

Divulgação -

No Campus Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Ambulatório Multiprofissional da Saúde do Idoso realiza, toda quinta-feira pela manhã, atendimentos especializados voltados à terceira idade. Em grupo formado por profissionais e acadêmicos das áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, a iniciativa proporciona um cuidado amplo, visando o bem-estar físico e mental dos idosos.

Os pacientes atendidos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da UCPel, Secretaria Municipal de Saúde e também pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres). “O idoso tem um perfil diferente da população adulta. Muitas vezes possui múltiplas comorbidades e vários riscos que precisam ser abordados e tratados para prevenir e proporcionar um melhor envelhecimento”, comenta a professora Isabel Lorenzet, que coordena as ações no ambulatório.

Por ser um atendimento especializado, professores, residentes e alunos dos cursos de graduação da UCPel conseguem identificar as fragilidades enfrentadas pelos idosos, dar orientações e encaminhá-los a outras áreas caso necessário. A intenção é proporcionar uma consulta completa, que promova a saúde no sentido amplo. Idosos que demonstram o sentimento de solidão, por exemplo, podem ser encaminhados para participação nos grupos de convivência do Cetres. 

“Tem coisas que a medicina não vê, mas que a enfermagem vê. A mesma coisa para as outras profissões. Então, a gente consegue tratá-los de forma integral. Primeiro a gente trata a queixa principal, e aí depois vai tratando as demais”, conta a enfermeira Eduarda Morrudo.

As avaliações em grupo são de serventia tanto para o paciente quanto para os acadêmicos, que por sua vez acabam absorvendo informações e perspectivas diversas, agregando na sua formação. “Nosso grupo avalia memória, risco de quedas, medicações em uso e faz uma avaliação global do paciente, buscando encontrar a melhor solução”, complementa a coordenadora do ambulatório.

Os cuidados e a atenção recebida são bem avaliados por quem frequenta o local. A paciente Maria da Graça Tavares revelou estar muito satisfeita com o ambulatório, principalmente, dada a dificuldade e a demora em ser atendida em outros espaços. “A gente se sente acolhida, e isso é muito importante. Já fiz vários exames. Estava com depressão e já estou tratando também com a psicóloga. Me sinto outra pessoa”, disse.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve dos caminhoneiros na Zona Sul será decidida neste sábado Anterior

Greve dos caminhoneiros na Zona Sul será decidida neste sábado

Caixa faz último depósito do Bolsa Família Próximo

Caixa faz último depósito do Bolsa Família

Deixe seu comentário